top of page

Projeto Florescer

Educação Ambiental

 

1 -OBJETIVO GERAL

 

  • Auxiliar na formação cidadã a partir do sistema de Produção Mais Limpa (P+L) buscando assim uma ação preventiva para evitar a produção de resíduos  e aproveitamento dos mesmos.

 

 

1.3-OBJETIVOS ESPECIFICOS

 

  • Capacitar educadores para o desenvolvimento das atividades;

  • Desenvolver práticas pedagógicas democráticas e criativas;

  • Promover aos educadores e educandos palestras, oficinas, visitas técnica sobre o tema;

  • Desenvolver aos educandos o aprendizado coletivo através de várias atividades sobre o tema;

  • Promover a educação ambiental aos participantes, educadores, educandos e comunidade;

  • Desenvolver a produção de produtos alternativos como detergente, sabão e outros a partir dos resíduos produzidos na Instituição e na comunidade como o óleo de cozinha usado;

  • Capacitar educandos para orientar os funcionários da Instituição e comunidade local sobre a separação do lixo e seu aproveitamento;

  • Adequar à estrutura da Instituição na busca da sustentabilidade;

 

2-JUSTIFICATIVA

 

A implantação do Projeto Florescer – educação ambiental na formação cidadã na Instituição Casa do Adolescente Guadalupe visa criar condições acessíveis para sensibilizar e buscar a participação de todos, criança, adolescentes, educadores e comunidade, utilizando–se várias ações na área de educação ambiental que possibilite orientar todos os envolvidos promovendo a sustentabilidade, buscando a cidadania de jovens e ensinando-os a cuidar e valorizar o seu bairro, instituição e os recursos que a natureza oferece.

As necessidades da comunidade são inúmeras, dentre elas podemos observar a quantidade de lixo nas ruas e até mesmo nos quintais das casas, o que aumenta os focos de dengue e outras doenças prejudicando a saúde e o bem estar de toda a população uberabense. A comunidade do bairro Jardim Triângulo é considerada carente e muitos dependem da renda da reciclagem para sustento de suas famílias. Daí a importância de se criar um bairro onde a população reconheça o seu valor e a sua importância para a construção de um local melhor de se viver com ruas limpas, arborizadas, coleta seletiva, e ainda pessoas capacitadas em prol da sustentabilidade, valorizando e cuidando do seu local de moradia.

Faz-se necessário um novo tipo de relação entre homem e meio ambiente, procurando desenvolver o pensamento, a linguagem, consciência reflexiva e a busca do verdadeiro significado de preservação da vida. Despertar o interesse dos educandos, levando-os a enxergar o meio ambiente em seu cotidiano por meio de simples ações seja em instituições sociais, escolas e comunidade que participam tem muita a favorecer toda a sociedade, basta ter um pensamento crítico, sensibilização e incentivo de que nós somos importantes para a preservação do meio ambiente.                                                 

 

3-METODOLOGIA

 

 

            A proposta do projeto veio no ano de 2010 como um TCC(Trabalho de Conclusão de Curso) exigido pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro(IFTM) para conclusão do curso de especialização em gestão ambiental da funcionaria da Instituição Viviane de Oliveira Marques. O projeto Florescer deve seu desenvolvimento iniciado especificamente em Agosto com o comunicado aos educadores e funcionários na reunião semanal da equipe da Casa do Adolescente Guadalupe. Deu andamento ao projeto na reunião de pais, onde realizou-se a divulgação do mesmo e pedido de colaboração dos responsáveis em enviar com seus filhos materiais reciclado para a trabalharmos nas oficinas com os educandos. Na semana seguinte a reunião foi enviado bilhetes informativos aos pais e responsáveis avisando e relembrando aos que participaram da reunião e aos que não participaram da colaboração de todos para realizarmos com sucesso o projeto de educação ambiental que será desenvolvido na Instituição em que seu filho participa.

Para desenvolvimento do projeto foi capacitados todos os funcionários totalizando nove, sendo quatro educadores e o restante da área administrativa, social, pedagógica e serviços gerais da Instituição. A capacitação foi em forma de oficina e palestra com o Instituto Aondê com quatro horas de oficinas variadas com material reciclado como garrafa pet, jornais, revistas e etc. e um hora de palestra sobre educação ambiental.

Desde então foi trabalhado vários temas no período vespertino sendo: 2010 Sustentabilidade, 2011 Meio Ambiente e a escolha do mascote do Projeto – Seu Mundinho, 2012 Cuidando do Meio Ambiente Urbano, 2013 Destino Certo: Baterias e pilhas usadas e eleição para o coletor de pilhas e baterias “batizado” de  Guadapilhas e formamos várias parcerias em especial com a empresa Coca-cola com o projeto Reciclou Ganhou onde uma vez na semana funcionários da empresa recolhem todo o reciclado para comercialização onde ficamos com um fundo para compra de material pedagógico. E em 2013 o projeto foi premiado com uma verba da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.  Todos os temas trabalhando estão registrados em Portfólio na secretaria.

 O tema principal do projeto para o ano de 2014 e implantar o sistema de Produção Mais Limpa(P+L) dentro da Instituição onde as atividades e produtos alternativos testados e produzidos serão repassadas posteriormente para a comunidade em forma de orientações e dicas proporcionando uma conscientização da importância de cuidarmos no nosso meio ambiente a partir de simples atos dentro de nossa própria casa.

Serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas baseados no sistema P+L, sendo que toda a equipe participará(educadores, criança, adolescentes, funcionários em geral) proporcionando assim a redução do desperdício com produtos de limpeza, alimentos, energia e água, minimização da geração de resíduos ou seja do lixo,  reúso da água da chuva e dos resíduos, coleta seletiva, uso de material reciclável para novos produtos nas oficinas, diminuição do custo financeiro,  formar os Ecotimes que promoverá a fiscalização e orientação dos participantes do sistema, documentando e proporcionando os bons os resultados em todos os setores promovendo e mantendo a boa imagem da Instituição diante a preservação do meio ambiente e o bom resultado do sistema (P+L).

Em cada setor da Instituição receberá lixeiras para a separação do lixo que deverá ser encaminhados para os latões instalados próximos a capela onde serão recolhidos todas as segundas-feiras pela Empresa Coca-Cola, onde teremos um fundo para compra de materiais pedagógicos e materiais para a manutenção da Instituição.Daremos continuidade a parceria com a comunidade com o cadastramento e atualização da famílias em torno já participantes na coleta do reciclado no período vespertino com os adolescentes. E os educadores terão a responsabilidade de conscientizar todos os educandos tanto às crianças, adolescentes e funcionários em trazerem reciclados para a Instituição.

As atividades realizadas pelos adolescentes  e crianças serão divulgadas no site, e/ou em um jornal interno e na própria Instituição com exposições e confecção dos murais.

O projeto será a logo prazo, fará parte da grade curricular das atividades semanais dos adolescentes e da estrutura da Instituição. Sendo que para o ano de 2014 os temas terão uma amplitude maior e trabalhados diretamente com ações na própria Instituição.

Educadores período matutino implantação do sistema P+L(Produção Mais Limpa):

 

  • Conscientizar as crianças da importância de preservar o meio ambiente começando no nosso espaço físico e ampliando para outros espaços  que a criança esta inserida;

  • Implantar no hábito diário a importância da reciclagem como melhoria do meio ambiente e conseqüente economia dos recursos materiais e naturais;

  • Conscientizar da importância de diminuir a produção de resíduos(Lixo);

  • Economizar água, sabonete liquido, papel toalha, luz;

  • Evitar o desperdício de comida;

  • Manter um ambiente limpo e organizado;

  • Incentivar a coleta de materiais recicláveis como: plástico, papel (Jornal,revista e papelão), metal.

Informar e conscientizar as crianças e famílias da destinação correta de pilhas e baterias usadas, incentivando a coleta no Guadapilhas.

 

Lembrando que você faz parte do Projeto somos uma equipe e devemos trabalhar juntos para podermos colher os melhores frutos. Então não se sinta forçado pense que trabalhar educação ambiental e algo para vida. O planeta precisa de ajuda e isso não deve ser somente aqui dentro da Instituição lá fora também somos cidadãos e temos a obrigação do cuidar no meio ambiente.

Precisamos muito da sua ajuda para atingirmos os melhores resultados e quem sabe a nossa Instituição sirva de exemplo para outras Instituições e escolas. Por isso precisamos de novas ideias, experiências estamos a disposição para juntos fazermos um bom trabalho.

 

5.RECURSOS e CUSTOS FINANCEIROS

 

 

Todo o material pedagógico utilizado pelos educandos no desenvolvimento das atividades do Projeto será proveniente da doação dos colaboradores da Instituição e outra parte com os recursos da venda do lixo reciclado em parceria com a empresa Coca-Cola- Reciclou Ganhou

O transporte será uma das dificuldades maiores do Projeto para a realização das visitas técnicas, sendo um grupo grande necessitaremos de um ônibus e/ou van, o qual a Instituição não possui.

 Trabalhando diretamente com o Projeto serão os 4 educadores.

 

 

 

 

 

“Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles”.                                      

                                                                                                                                                     (Rubem Alves)

© 2015 - Casa do Adolescente Guadalupe

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page